sexta-feira, 2 de maio de 2008

Quadribol



O Quadribol


O campo
Aviso: Este artigo ou seção contém revelações sobre o enredo.
O campo onde o jogo ocorre tem formato oval, com 152 metros de comprimento por 55 de largura e uma área circular de aproximadamente 60 centímetros de diâmetro ao centro, de onde as bolas são lançadas. O campo ainda possui, de cada lado, duas "pequenas áreas" onde se encontram três balizas ou aros, cada uma com 15 metros de altura, em frente às quais se posiciona o goleiro para defendê-las da goles lançada pelos artilheiros do outro time.



Bolas
O Quadribol possui três diferentes tipos de bolas: uma goles, dois balaços e um pomo de ouro.

Balaços
Os primeiros balaços (ou "pedraços") eram, como vimos, pedras voadoras, e na época de Mumps tinham sido meramente desbastadas para assumirem uma forma arredondada. Apresentavam, porém, uma importante desvantagem: podiam ser quebrados pelas maças magi-camente reforçadas dos batedores do século XV, caso em que todos os jogadores passavam a ser perseguidos pelos fragmentos da pedra pelo resto da partida. Provavelmente deve ter sido esta a razão de alguns times de quadribol começarem a experimentar balaços de metal no início do século XVI. Ágata Chubb, especialista em artefatos mágicos antigos, já identificou nada menos que doze balaços de chumbo desse período, encontrados tanto em turfeiras irlandesas quanto em brejos ingleses. "São, sem a menor dúvida, balaços e não balas de canhão", escreve ela.
As leves mossas dos bastões magicamente reforçados usados pelos batedores são visíveis bem como as marcas inconfundíveis de manufatura bruxa (em oposição à trouxa) - a lisura da curvatura, a perfeita simetria. Um fato decisivo foi que cada um dos espécimes voou pelo meu escritório e tentou me derrubar no chão quando sua caixa foi aberta.



Com o tempo, os bruxos descobriram que o chumbo era demasiadamente macio para a fabricação de balaços (qualquer mossa deixada nele afetava sua capacidade de voar em linha reta). Atualmente eles são feitos de ferro e têm vinte e cinco centímetros de diâmetro. Os balaços são enfeitiçados para perseguir os jogadores sem discriminá-los. Se permitirmos que ajam livremente, eles atacarão o jogador mais próximo, donde a tarefa do batedor é rebater os balaços para o mais longe possível do seu próprio time.

Goles
A goles é usada pelos artilheiros para marcar gols em um dos três arcos. Cada gol corresponde a dez pontos.
Era inicialmente uma bola de couro pesado e não se aproximava em nada do formato redondo de hoje. Mais tarde ganhou um formato redondo e sem saliências, sendo equipada com uma alça de couro para facilitar seu controle. Séculos depois, a goles ganhou três cavidades e pintura marrom. Eventualmente foram adicionados um feitiço de levitação leve, para evitar que ela caísse muito rápido, e um feitiço de aderência para facilitar seu controle; sua cor foi mudada de marrom para vermelho, para facilitar sua localização caso caia num chão lamacento ou de terra. Atualmente, a goles tem 30,5 centímetros de diâmetro.

Pomo de Ouro
Ver artigo principal: Pomo de ouro
Como o nome indica, é uma bola dourada. É minúscula (cabe na palma de uma mão) e se move aleatoriamente pelo estádio com suas pequenas asas extremamente velozes. O Pomo de Ouro costuma decidir jogos, pois o seu apanhamento delimita o fim de uma partida. Cada time possui um apanhador que tem de ficar sobrevoando o campo até encontrá-lo. A equipe que o captura ganha 150 pontos.
Credita-se a sua invenção a Bowman Wright, um competentíssimo encantador de metais. Foi inventado para substituir o uso do Pomorim Dourado (animal mágico muito rápido), que era solto no início do jogo devendo ser capturado.

Os jogadores
Os sete jogadores do time ocupam quatro posições dentro do jogo: três artilheiros, dois batedores, um apanhador e um goleiro.

Apanhador



A função do apanhador é capturar o Pomo de ouro. Em cada time de Quadribol existe um apanhador; se este for atingido por um balaço, não pode ser substituído.

Artilheiro



Os artilheiros são os únicos, além do goleiro, autorizados a manter a posse da goles; sua função é marcar gols. Cada time possui três artilheiros. São sujeitos aos ataques dos balaços, por isso devem ter grande habilidade para se esquivar deles.

Batedor
Há dois batedores em cada time, equipados com um taco cada. O seu objetivo é afastar com bastonadas os balaços dos jogadores da sua equipa e colocá-los na rota dos adversários. Protegem os apanhadores.
Em geral são escolhidos rapazes para essa posição, por causa da força física necessária para manejar os tacos e rebater os balaços, mas garotas também podem ser batedoras.
São jogadores que precisam de muita habilidade para voar e ter grande equilíbrio porque, às vezes, é preciso usar as duas mãos para rebater um balaço mais violento.

Goleiro
O goleiro é o jogador de Quadribol encarregado de defender os três aros, evitando que os artilheiros, de posse da goles, marquem golos. No ínicio do Quadribol, os goleiros amarravam-se aos aros com uma corda, para não saírem perto deles. Hoje existe uma área que facilita o serviço.

Manobras
Ver artigo principal: Lista de movimentos de quadribol
A manobra de Ploy é uma manobra realizada por dois artilheiros para diminuir as defesas adversárias, colocando um ou mais artilheiros fora da jogada por alguns instantes. Um artilheiro, de posse da goles, penetra na defesa adversária e sobe, com o intento de atrair um ou mais adversários a segui-lo; então, ele larga ou atira a goles para um companheiro voando mais abaixo, que vai ter um adversário a menos com que se preocupar por um tempo. Foi mencionada pela primeira vez em Harry Potter e o Cálice de Fogo, durante a Copa Mundial de Quadribol. A "vítima" foi a artilheira búlgara Ivanova.
A finta de Wronski é o movimento mais perigoso e, consequentemente, um dos mais famosos do quadribol. Consiste em um dos apanhadores voar mais alto e mergulhar, de forma a atrair a atenção do outro apanhador, que acha que o adversário viu o
pomo de ouro. O objetivo é fazer o apanhador-alvo seguir o realizador da finta, até que o realizador se desvia do chão, surpreendendo o alvo, que colide com o solo.
O rebate duplo é um movimento em que dois batedores rebatem um balaço ao mesmo tempo, imprimindo-lhe uma força capaz de deixar um adversário desacordado.
A Pancada de Fingbourg é um dos movimentos mais perigosos e eficientes que um artilheiro de Quadribol pode realizar. Primeiro ele se aproxima da área e pára por pouquíssimo com a vassoura a 90º, então arremessa a goles para o alto e deixa ela atingir o ponto mais alto na sua trajetória de subida neste nanosegundo em que a goles pára no ar ele desmonta de sua vassoura e a segura como um bastão de beisebol e então acerta com força a goles (agora caindo), realizando um tiro quase indefensável para o goleiro adversário.
A formação de ataque Hawkshead (cabeça de falcão) é a mais usada. Permite aos artilheiros realizarem uma manobra frontal e poderosa, com o portador da goles um pouco mais à frente da formação, que movimenta-se em V. É muito usada pelos ingleses e irlandeses.

Vassouras
Ao longo da série são mencionadas seis diferentes marcas de vassoura: Nimbus, Silver Arrows, Shoting Star, Comet, Cleansweep e Firebolt.

Apanhador



A Firebolt é a vassoura mais rápida do mundo; Harry Potter é um dos poucos proprietários desse modelo. O time internacional da Irlanda utilizou sete dessas vassouras para a Copa Mundial de Quadribol e foi por isso considerado o favorito ao longo da competição dos colhões.
Vassoura fabricada com tecnologia de ponta, a Firebolt possui um cabo de freixo, superfino e aerodinâmico, acabamento com resistência de diamante e número de registro entalhado na madeira. As cerdas da cauda, em lascas de betula selecionada à mão, foram afiladas até atingirem a perfeição aerodinâmica, dotando a Firebolt de equilíbrio insuperável e precisão absoluta. A Firebolt atinge 240km/h em dez segundos e possui um freio de ação inquebrável.

Nenhum comentário: