sexta-feira, 2 de maio de 2008

Os personagens do filme Harry Potter






Harry Potter (Daniel Radcliffe) - O personagem principal da saga, cuja história deu origem à famosa série sobre bruxaria. Com meio sangue ligado à linhagem de bruxos, o jovem Potter descobre sua aptidão com a magia na pré-adolescência e passa a viver na escola Hogwarts, ao lado de outros bruxos. Lá ele aprende mais sobre seus poderes e sobre sua história, famosa por ter derrotado o senhor das trevas, Lord Voldemort. Além de aprender mais sobre seu mundo mágico e criar relações afetivas, ele ajuda Hogwarts a combater os perigos que se apresentam à sua geração, enquanto vive sua vida cotidiana de adolescente.

Rony Weasley (Rupert Grint) – Melhor amigo de Harry e co-protagonista da série, Rony estuda com seu amigo em Hogwarts, acompanhando-lhe nas suas aventuras vividas nos anos escolares. Filho de uma família numerosa, Rony sempre precisa aprender a dividir e usar as coisas que serviram para seus irmãos mais velhos, o que o geralmente lhe transforma em motivo de piada, além do seu jeito atrapalhado. Enquanto Harry é o centro das atenções, Rony acaba sendo reconhecido por estar ao lado do amigo, mesmo que em segundo plano.

Hermione Granger (Emma Watson) – Hermione também é uma co-protagonista. Filha de trouxas, ela é a melhor amiga de Rony e Harry. Mesmo sendo uma grande companheira do famoso bruxo, Hermione é reconhecida pelo seu próprio talento com a magia. Aluna bastante aplicada, ela sempre responde as perguntas feitas em sala de aula imediatamente. Apesar disso, é facilmente afetada emocionalmente, sempre intercedendo por seus amigos, mas nunca aceitando calmamente críticas feitas diretamente sobre sua pessoa

Draco Malfoy (Tom Felton) – Conhecido mais como Malfoy, Draco é o rival número um de Harry. Não contente com a fama que o bruxo possui em Hogwarts, Malfoy sempre tenta atormentar-lhe a vida, confrontando-o de todas as formas, seja irritando seus amigos – que não possuem riqueza ou linhagem pura – seja causando confusões com o próprio Harry. Filho de uma linhagem pura de bruxos, Malfoy herdou o racismo dos antecedentes, que acreditam que somente “merecedores” devem estudar magia.

Alvo Dumbledore (Richard Harris) – Diretor de Hogwarts, Dumbledore está sempre perto dos alunos e dos acontecimentos na escola de magia. Além do respeito pela diretoria, Dumbledore é respeitado por ter derrotado Grindelwald, um grande bruxo das Trevas, no ano de 1945, além de ter descoberto o segredo dos doze usos do sangue de dragão. Sempre apreciando o poder de magia dos bruxos, ele não os classifica pela linhagem pura ou mestiça. Membro da Ordem da Fênix, ele protege Hogwarts e seus habitantes com sua vida.

Rubeo Hagrid (Robbie Coltrane) – Comumente chamado apenas pelo seu segundo nome, Hadrid é guardião das chaves, guarda da caça e professor de Trato das Criaturas Mágicas em Hogwarts. Quase duas vezes maior que um homem comum, ele ama animais e criaturas mágicas, principalmente as diferentes e perigosas, e cuida de cinco animais, que inclusive não são considerados domésticos. Ele não concorda com a separação de linhagem entre bruxos, acreditando que fazer uma divisão entre mestiços ou puros seja algo antiquado. Membro da ordem da Fênix, ele é alguém que possui a confiança de Harry e Dumbledore.

Minerva Mcgonagall (Maggie Smith) – Professora de Transfiguração da escola Hogwarts, auxilia Dumbledore no aconselhamento e vice-diretoria de Hogwarts. Muito respeitada pelos alunos, é a única que consegue seriedade do início ao fim das aulas, assim como seu companheiro de trabalho Severus Snape. Membro da ordem da Fênix, Minerva coloca Hogwarts à frente de suas prioridades, lutando pelo bem dos alunos e proteção total do local, com total fidelidade ao diretor Dumbledore.

Severo Snape (Alan Rickman) – Snape é um bruxo mestiço, que não se importa muito com a aparência, mas preocupa-se bastante com o conhecimento. Ainda jovem, quando estuvada em Hogwarts, reconheceu nas Artes das Trevas o seu maior interesse, vindo a se tornar um Comensal da Morte e, portanto, seguidor de Voldemort. Entretanto, ao cometer um erro sobre o julgamento da família Potter, ele decidiu-se pelo lado do bem, deixando de espionar Hogwarts para o Lord e trocando os papéis, sendo espião agora de Dumbledore. Apesar disso, suas intenções são duvidosas, e a dúvida sobre sua verdadeira lealdade permanece.

Lord Voldemort (Ralph Fiennes) – O maior vilão da série, Voldemort é temido pelos bruxos desde o início da história, sendo assim chamado de "Você-Sabe-Quem", ao invés do próprio nome. O senhor das trevas é o maior inimigo de Potter e tenta assassiná-lo desde a infância, quando perseguiu e matou seus pais. Como o bruxo conseguiu sobreviver à tentativa, Voldemort volta a persegui-lo durante seus anos de estudo em Hogwarts. Além de levar sua maldade também para a escola, Voldemort junta aliados com o propósito de controlar o mundo mágico e ganhar imortalidade com magia negra, além de não desistir de matar Harry.

Pedro Pettigrew (Timothy Spall) – Pedro entrou em Hogwarts no mesmo ano em quem os pais de Potter, mas nunca conseguiu, como os outros, desenvolver plenamente suas habilidades mágicas e inteligência. Sirius Black, Tiago Potter e Remo Lupin sempre o protegiam e, assim, ele fez parte do grupo "Os Marotos". No entanto, tempos depois, quando todos já faziam parte da Ordem da Fênix, sua vulnerabilidade o fez se tornar espião de Lord Voldemort e passou a seguir suas ordens secretamente como um espião. Foi devido a ele que o Lord conseguiu descobrir o segredo dos Potter, assassinando-os em seguida.

Bellatrix Lestrange (Helena Bonham Carter) – Sem muita importância, Bellatrix aparece no quarto ano de Harry em Hogwarts como uma mulher comum, evoluindo consideralmente no quinto ano, quando se torna a primeira mulher Comensal da Morte, permanecendo como a única com reconhecimento no desenvolver da trama. Vinda da família Black - conhecida pela fidelidade à Lord Voldemort - ela e seu marido são presos em Azkaban e, quando Voldemort retorna à vida, eles são perdoados e recompensados pela sua fidelidade.

Dursleys (Fiona Shaw, Harry Melling e Richard Griffiths) – Petúnia, Dudley e Vernon Dursley são a família parente de Harry Potter, sendo Petúnia irmã legítima de Lilian Evans, mãe do garoto. Depois da morte de seus pais, Harry é deixado na porta dos tios, que odeiam magia e tentaram afastá-la a todo custo de suas vidas. Entretanto, eles resolvem ficar com o garoto, mas inventam um outro passado para ele, além de tratar-lhe com a menor importância que conseguem lhe dar. À medida que Harry começa a manifestar seus poderes, Petúnia entende que ele será como a irmã e resolve deixá-lo partir para Hogwarts com Hadrid, quando este vai buscá-lo pessoalmente.

Sirius Black (Gary Oldman) – Sirius Black era um grande amigo do pai de Harry, Tiago Potter. Nos tempos de escola, os dois e mais dois amigos formavam um grupo chamado de "Os Marotos". Muito unidos, os quatro se transformavam em animagos para dividirem o peso de Lupin, que em lua cheia se tornava lobisomem. Quando a perseguição de Voldemort aos Potter começou, Sirius foi o primeiro a ajudá-los, escondendo-os com uma porção mágica. Quando os Potter foram encontrados, Sirius foi acusado de um crime que não cometeu e enviado à Azkaban. Mas sua dignidade permitiu-lhe escapar da prisão, a fim de provar á seu sobrinho Harry sua inocência e ajudá-lo em Hogwarts.

Remo Lupin (David Thewlis) – Lupin foi amaldiçoado com a licantropia depois que seu pai ofendeu um poderoso lobisomen, sendo mordido após o incidente. Por causa de sua condição, ele não teve amigos até entrar para Hogwarts, na mesma época em que Os Marotos. Depois que se conheceram, os quatro rapazes se tornaram amigos, e os outros três transformavam-se em animagos para confortá-lo em sua condição e viverem aventuras. Depois de passar pela Ordem da Fênix, ele se tornou professor de Defesa contra as Artes das Trevas, mas foi expulso da escola por Severo Snape. Contudo, ele volta à Ordem da fênix e trabalha secretamente na luta contra Voldemort e na proteção de Harry.

Neville Longbottom (Matthew Lewis) – Neville é filho de grandes bruxos, conhecidos por fazerem parte da Ordem da Fênix e lutarem contra Voldemort. Entretanto, os dois bruxos foram torturados pela maldição Cruciatus, ficando loucos após o incidente. O garoto passou a viver com os avós, e desenvolveu muito lentamente suas habilidades como bruxo. Em Hogwarts, ele sempre encontra muitas dificuldades nas matérias, mas se saindo muito bem em Herbologia. Só no quinto ano da escola que ele começou a aprimorar de verdade seus feitiços, ao treinar a Defesa Contra as Artes das Trevas.

Cho Chang (Katie Leung) - Cho é uma estudante popular de Hogwarts, um ano mais velha que Harry Potter, e está sempre acompanhada por muito amigos. Harry e Cho se conhecem durante o terceiro ano do aluno, quando o time da Grifinória confronta o time de quadribol de Ravenclaw. Somente no quarto ano da série é que a personagem toma mais proporção na história, pois é possível notar claramente o interesse de Harry por ela, superando sua vergonha e convidando-a para o Baile de Inverno. No quinto ano, o envolvimento dos dois toma proporções maiores e ela se torna a primeira namorada do bruxo.

Murta Que Geme (Shirley Henderson) - Morta em 13 de junho de 1943, Murta vive em Hogwarts, no banheiro feminino do segundo andar, na forma de fantasma. A garota fantasma aparece em dois contos da série e, assim como sugere seu apelido, ela sempre está reclamando, lamentando e chorando. A real garota morreu em Hogwarts cinco anos anteriores aos eventos contados pela série. Murta, guidada pela depressão, sempre ia ao banheiro se esconder e chorarpelas importunações de Olive Hornby. Inesperadamente, a entrada da Câmara Secreta foi aberta e Murta morreu pelo monstro de Tom Riddle, Basilik.

Alastor Moody (Brendan Gleeson) - Professor da Hogwarts, ele é conhecido como “Olho-Torto Moody”, já que tem um olho mágico no lugar do olho esquerdo. Moody também perdeu a perna direita, substituída por uma prótese, e parte do nariz durante seu tempo como Auror. Sua habilidade em Artes das Trevas o transformou num dos mais famosos Aurors da história da bruxaria. Depois de perder o olho, ele passou a usar uma prótese mágica, que pode ver não só a visão normal, mas também através de paredes, capas mágicas e até pela sua cabeça, numa rotação de 360° graus, permitindo-lhe observar pelas costas.

Dolores Umbridge (Imelda Staunton) - Professora de Defesa contra as Artes das Trevas, Dolores conseguiu ser Alta Inquisidora e diretora de Hogwarts, por um breve período. Ela chegou à escola como uma espiã para encontrar algo que derrubasse Harry e Dumbledore. Como professora, ela é detestada e contestada por todos os alunos e consegue fazer com que Harry tenha que cumprir uma cruel detenção. Visando o fim de Dumbledore, ela consegue se tornar Alta Inquisidora, substuindo-o na direção da escola e criando decretos a seu favor.

Nenhum comentário: